USBook – Livro Interativo

USBook é um dispositivo interativo que investiga modos alternativos de se manipular informações digitais, utilizando recursos low-techs e explorando o universo da computação física, para conceber uma interface incomum de leitura, capaz de não apenas conter palavras, mas fotos, vídeos, entrevistas, depoimentos, associando uma multi-leitura que também se configura como escrita crítica.

Neste workshop introduziu-se princípios de reutilização e reconfiguração de equipamentos eletrônicos utilizando-se uma metodologia que desconstrói o equipamento de hardware até suas partes mais fundamentais, analisa a funcionalidade de cada uma delas e investiga alternativas de seu redirecionamento funcional e simbólico. O equipamento de hardware utilizado foi um teclado de computador com conexão USB. A investigação empírica das ligações, conexões e da estrutura interna do equipamento esclarece enormemente princípios fundamentais da linguagem eletrônica bem como permite uma aproximação mais palpável dos conceitos de interatividade e programacão. A manipulação dos equipamentos de hardware implica necessariamente na investigação de procedimentos de software para configuração, controle e programação. O entendimento das relações condicionais, presentes em programas de criação interativa, é um aspecto básico do controle dos equipamentos de hardware, e normalmente são discutidos tendo com plataforma o software livre Processing. Todo o processo de remontagem dos protótipos foi pautada por princípios de improvisação e adaptação.

USBook é o nome dado a um protótipo configurado a partir da combinação de peças eletrônicas obsoletas e um caderno de anotações. A discussão principal que orienta o desenvolvimento deste protótipo é a necessidade de associação de uma gestualidade característica na manipulação das páginas de um livro com métodos narrativos audiovisuais oferecidos pelas linguagens eletrônicas e pela interatividade. O resultado é um objeto híbrido constituído por uma interface física e uma outra de comunicação e informação. Seu corpo físico é formado por um caderno de anotações no qual estão acoplados circuitos eletrônicos originários do desmonte de teclados de computador. Seu conteúdo narrativo encontra-se armazenado em uma interface interativa e foi elaborado a partir de um banco de dados audiovisuais criado em uma visita ao Morro de São Benedito.

A visita:

O processo:

A interface:

USBook from Bruno Massara on Vimeo.

Créditos:
Coordenação: Bruno Massara
Organização e Bolsistas:  Mário Margotto, Victor Malheiros, Felipe Bosi
Participantes do Workshop: Cíntia Maia, Rodrigo Schneider, Gabriel Lavinsky,  Rafael Rodrigues, Eliz Modolo, Eluzai Schwenck, Amanda C.
Agradecimentos: Jadir Feliciano, Cléber Carminatti, Daniela Bissoli

 



Comments are closed.