Prêmio Roche de Intervenção Espacial

Concurso de projeto para o hall de circulação vertical do Centro Administrativo Roche, Edifício 35, no bairro do Jaguaré, em São Paulo / SP
3o Lugar 2012.

A obra intitulada “Elemento 5 do Ed. 35” propõe-se integrar ao rico repertório visual e simbólico existente nas atuais instalações da Roche, utilizando-se de uma combinação ancestral entre: água, terra, fogo e ar, e revelando-se como uma alegoria aos princípios e valores alquímicos que orientam a produção desta importante indústria farmacêutica. Assim como ela, a obra processa os elementos fundamentais da natureza: TERRA – diferentes tipo e cores, ocres, vermelhos, cinzas e marrons matizamo conjunto; ÁGUA e AR – a combinação destes, os tornam visíveis e convidam à fruição visuai de seu movimento; FOGO – presença intermitente através de chamas acionadas espontaneamente. O corpo social da Roche, presente no cotidiano da obra, é o Quinto Elemento.

A instalação é composta por 10 tubos de acrílico, dispostos de forma helicoidal, 05 deles contendo diferentes amostras de terra e os outros água e ar; um espelho d’água na base; um painel de automação para coordenar dispositivo pirotécnico que propaga pequenas serpentinas de fogo ao longo de um tubo helicoidal fixado na estrutura.

 

Créditos:
Arquitetura: Waldemar Zaidler e Bruno Massara
Imagens: Bruno Massara
Diagramação e Texto: Waldemar Zaidler



Comments are closed.