Complexidade e Improvisação em Arquitetura
Tese de Doutorado
FIGURAS
Fig. 1 - Action Paintings - Jackson Pollock, 1958.
Fig. 2 - Parangolé - Obra-ação de Hélio Oiticica, 1964.
Fig. 3 - Happening, Jean-Jacques Lebel, Paris, 1966.
Fig. 4 - The Dark Attic Room, Allan Kaprow, 1963.
Fig. 5 - Combine Painting, Robert Rauschemberg, 1963.
Fig. 6 - Piano Preparado (detalhe), John Cage, s/d.
Fig. 7 - Variations V, John Cage, David Tudor, Merce Cunningham, 1965.
Fig. 8 - Solo para Piano (detalhe partitura), John Cage, 1957-58.
Fig. 9 - Fluxkit, George Bretch, 1965-66.
Fig. 10 - Do It Yourself - Sailboats, Andy Warhol. 1962.
Fig. 11 - Readymade - Bicycle Wheel, Marcel Duchamp, 1951.
Fig. 12 - Edificação na comunidade Drop City, Arizona, 1966.
Fig. 13 - Eletric Mobile Home, Michael Webb (Archigram), 1966.
Fig. 14 - Inventos ambulantes, Gabriela Gusmão Pereira, 2004.
Fig. 15 - Inventos ambulantes, Gabriela Gusmão Pereira, 2004.
Fig. 16 - Inventos ambulantes, Gabriela Gusmão Pereira, 2004
Fig. 17 - Modelos de plantas e perspectivas geradas pelo método de codificação de Durand.
Fig. 18 - Cinco princípios fundamentais da arquitetura - 1) pilotis, 2) fachada-livre, 3) janelas em fita, 4) planta-livre, 5) terraço-jardim.
Fig. 19 - Torre Luminosa Cibernética, Nicholas Schöffer, 1963.
Fig. 20 - Diagrama do Fun Palace, Cedric Price, 1961.
Fig. 21 - Montagem com desenhos da Cidade Espacial (esquerda) e do processo conceitual de articulação da complexidade das estruturas urbanas (direita), Yona Friedman, 1958-62.
Fig. 22 - Publicação How to build your own living structures, Ken Isaacs, 1974.
Fig. 23 - Conceito de matrizes (Matrix) proposto por Ken Isaacs para orientar o desenvolvimento dos projetos, 1974.
Fig. 24 - Processo e ambiente de produção das estruturas de Ken Isaacs, 1974.
Fig. 25 - Microdorms, Ken Isaacs, 1974.
Fig. 26 - Microhouse, Ken Isaacs, 1974.
Fig. 27 - Beach Matrix, Ken Isaacs, 1974.
Fig. 28 - Metamatic 17, Jean Tinguely, 1959.
Fig. 29 - Processo de produção das metamáquinas por Jean Tinguely, 1957.
Fig. 30 - Processo de produção da Máquina Autodestruidora, Jean Tinguely, 1961.
Fig. 31 - Interface dos softwares Rhinoceros e Grasshopper. Imagens processuais do Workshop Digital Design Process realizado no Garagem Fab Lab em São Paulo, 2014.
Fig. 32 - Interface metaprocessual de projeto Maique's House. Em primeiro plano a rede potencial de relações formais elaborada no Grasshopper e, em segundo plano, a imagem de uma das versões mobile na escala humana, 2011.
Fig. 33 - Variações no arranjo formal do protótipo do mobile, executadas com tecido flexível cortado a laser e varas flexíveis de PVC, fixado em base de madeira, 2011. Fonte: Acervo do autor.
Fig. 34 - Hanover Merzbau, Kurt Schwitters, 1927.
Fig. 35 - Monogram Combine, Robert Rauschemberg, 1955-59.
Fig. 36 - Compression, César Baldaccini, 1966.
Fig. 37 - Environment on O'Hayo Mountainm, Clarence Schmidt, 1970's.
Fig. 38 - Magnet TV, Nam June Paik, 1965.
Fig. 39 - Mutantrumpet, Ben Neill, 1990.
Fig. 40 - Web Devolution, Ian Haig, 1998.
Fig. 41 - Ambulante, videobjeto, Fernando Ancil, Leandro Aragão, Marcelo Adão, 2009.
Fig. 42 - Totem, Paulo Nenflidio, 2007.
Fig. 43 - Rádiotransmissor lowtech, Kelvin Doe (DJ Focus), 2012.
Fig. 44 - Bateria lowtech, Kelvin Doe (DJ Focus), 2012.
Fig. 45 - Processo de trabalho com recursos restritos, Kelvin Doe (DJ Focus), 2012.
Fig. 46 - Contexto de recuperação de repertórios descartados na atividade de Kodjo Afate Gnikou, Woelab, Togo, 2013.
Fig. 47 - Processo de montagem da impressora 3D Wafate, Kodjo Afate Gnikou, Woelab, Togo, 2013.
Fig. 48 - Bird Table, Ronen Kadushin, 2008.
Fig. 49 - Italic Shelf, Ronen Kadushin, 2008.
Fig. 50 - Imagem do website Openstructures, contendo foto da cadeira Technopolis e links para baixar arquivos de fabricação, Thomas Lommée, 2013.
Fig. 51 - Grids de referência para a combinação de peças e estruturas em Openstructures, Thomas Lommée, 2013.
Fig. 52 - Found-hacks baseados na adaptação, Thomas Lommée, 2013.
Fig. 53 - Found-hacks baseados na transformação, Thomas Lommée, 2013.
Fig. 54 - Found-hacks baseados na substituição, Thomas Lommée, 2013.
Fig. 55 - Proposta para uma estrutura temporária em madeira, Thomas Lommée e Christiane Hoegner, 2011.
Fig. 56 - Autarkytecture, proposta de edificações flexíveis que podem se adaptar ao longo do tempo, Thomas Lommée, Christiane Hoegner, Maud Bausier, 2013.
Fig. 57 - Apresentação e discussão online do protótipo GetLost, desenvolvido na FabJam no Garagem FabLab, São Paulo, 2014.
Fig. 58 - Processo de construção do protótipo GetLost, desenvolvido na FabJam no Garagem FabLab, São Paulo, 2014.
Fig. 59 - Projeção de imagens e iluminação artificial na instalação Under Scan, Rafael Lozano-Hemmer, Lincoln, Inglaterra, 2005.
Fig. 60 - Grid de coordenadas na instalação Under Scan, Rafael Lozano-Hemmer, Lincoln, Inglaterra, 2005.
Fig. 61 - Instalação Agigantador de Pessoas, Vídeo Guerrilha, São Paulo, 2011.
Fig. 62 - Instalação Body Movies, Rafael Lozano-Hemmer, Hong Kong, 2006.
Fig. 63 - Equipamentos e mobiliários produzidos para o projeto Agrococina, Pez Estudio, 2011-2012.
Fig. 64 - Montagem dos equipamentos e mobiliários do projeto Agrococina, Pez Estudio, 2011-2012.
Fig. 65 - Untitled (Free), Rirkrit Tiravanija, 2007.
Fig. 66 - Etapas de desenvolvimento do projeto Autobarrios, Coletivo Basurama, 2012.
Fig. 67 - Diagrama de trabalho em rede utilizado pelo Coletivo Basurama no projeto Autobarrios, 2012.
Fig. 68 - Layout da proposta para El Campo de Cebada, Madrid, 2010.
Fig. 69 - Workshop de construção de mobiliários que ofereçam suporte para a apropriação dos espaços da cidade, El Campo de Cebada, Madrid, 2010.
Fig. 70 - Protótipo USBook, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2012.
Fig. 71 - Protótipo USBook, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2012.
Fig. 72 - Processo criativo e construtivo do protótipo Carimbo, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 73 - Processo criativo e construtivo do protótipo Tablet Lowtech, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 74 - Protótipo Lego, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 75 - Protótipo Caixa branca, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 76 - Protótipo Interface Gestual, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 77 - Detalhe e funcionamento do Protótipo Digital Grafitti, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 78 - À direita foto do ângulo visual a ser analisado e à esquerda o resultado do processamento digital por diferenciação de frames realizado no software Processing, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 79 - Circulação no interior da Galeria temporária, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.
Fig. 80 - Imagem das projeções no interior da Galeria temporária, Grupo de Estudos Experimentais Conexão VIX, 2013.