header image

Ecologias de Projeto: métodos e processos

DISCIPLINA OFERECIDA AOS ALUNOS REGULARES DO MESTRADO E DOUTORADO, ALUNOS DA GRADUAÇÃO E ALUNOS ESPECIAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGAU/UFES).
EDIÇÃO 2023

Atualizado em 09/11/2023

Ementa:

"Estudo de métodos e processos projetuais contemporâneos a partir de um enfoque que leva em consideração a crescente e irreversível informatização e compartilhamento do conhecimento, além da prioridade por ações de caráter ambiental. Análise dos conceitos de rede, complexidade, cooperação, interdependência, reutilização de espaços e objetos, do-it-yourself, sustentabilidade."

 

Objetivo Geral:

Oferecer um conjunto estruturado de conceitos, referências teóricas e exemplos do que consideramos ser uma tendência atual do pensamento projetual: a combinação entre a crescente complexidade dos problemas de projeto, a urgência em enfrentar questões ecológicas e sustentáveis, e a necessidade de utilização de técnicas digitais em todas as etapas do projeto como instrumento de análise e tomada de decisão. A combinação destes três fatores traz desafios relacionados tanto aos métodos de projeto, ou seja, ao modo como é organizado e produzido o conhecimento projetual, quanto aos processos de projeto, isto é, os recursos tecnológicos que os arquitetos utilizam para dar visualidade às suas idéias. Propomos aqui um conjunto de conhecimentos técnicos-científicos relacionados aos estudos de complexidade e aos processos de produção de conhecimentos e artefatos por meios digitais, aos quais denominamos ecologias de projetos (Rocha et al., 2019). A disciplina considera, além do conteúdo teórico-expositivo, uma etapa de experimentação prática em laboratório de prototipagem para a investigação de técnicas de concepção de projetos em plataformas paramétricas e generativas, e sua posterior fabricação digital em equipamentos de impressão 3d e corte a laser.

Objetivos Específicos:

>> Situar o conceito de ecologia no âmbito dos estudos de complexidade; expor a importância cada vez maior da complexidade para o pensamento projetual, discutindo as inúmeras alterações estruturais que ela vem trazendo aos paradigmas da arquitetura, dentre elas: a consciência emergente por um pensamento projetual mais flexível e experimental que reconhece os limites do pensamento clássico disciplinar e busca novos meios de interagir e evoluir;

>> Ampliar o entendimento do conceito de ecologia a partir de uma abordagem que avança sobre o tradicional “estudo da relação entre seres vivos e ambiente natural” e abarca o contexto das ecologias cognitivas de Pierre Lévy (1999) que diz respeito a todo um conjunto de relações criativas colocadas em funcionamento pelas plataformas digitais;

>> Discutir a importância do conceito de cibernética para o entendimento da ecologia. Demonstrar que ser ecológico é ter a capacidade de interagir continuamente, se adaptar ao meio físico ou informacional, reprogramar os parâmetros iniciais e evoluir; entender que esta condição de flexibilidade pode estar presente tanto nos processos de projeto quanto nos objetos projetados;

>> Oferecer condições para a produção de projetos e protótipos experimentais utilizando recursos projetuais paramétricos e generativos, e equipamentos de fabricação digital como forma de territorializar as idéias em objetos físicos produzidos por fabricação digital.

Metodologia:

A disciplina será conduzida a partir de 02 módulos de ensino interdependentes organizados em uma estrutura de aprofundamento gradativo. As aulas teóricas serão realizadas de forma presencial, e serão compostas por aulas expositivas, seminários em grupo, leituras orientadas, debates e apresentações de trabalho. As aulas práticas serão realizadas em laboratório e incluirão a produção de maquetes, protótipos, sites, diagramas, desenhos técnicos e conceituais, modelos 3D, animações, e incluirão a manipulação de equipamentos de fabricação digital por impressão 3D e corte a laser. Para a conclusão da disciplina será exigida a produção de um artigo/ensaio contento análises teóricas e avaliações dos protótipos desenvolvidos na etapa de laboratório, bem como imagens e fotografias dos modelos produzidos.

Avaliação:

Os critérios de avaliação da disciplina serão aplicados a todas as produções realizadas pelos alunos no decorrer do semestre, incluindo conteúdo produzido para realização do seminário teórico e conteúdo produzido para a parte prática. Os critérios serão os seguintes:

  1. Conteúdo teórico / Conhecimentos: profundidade e atualização das informações, entendimento e aplicação dos conceitos, capacidade de análise e síntese, utilização correta da terminologia científica, adequação da bibliografia, capacidade de formar relações entre os temas;
  2. Estruturação, sequência lógica e coerência: identificação e posicionamento do problema de pesquisa, relevância, contextualização; uso de argumentos convergentes e divergentes, uso adequado de metodologia, análise adequada dos resultados, formulação de conclusões;
  3. Apresentação e comunicação: correção e clareza na linguagem, uso e qualidade de recursos gráficos, complexidade dos recursos de transmissão das informações e exposição do trabalho.

 

Cronograma:

17/08/2023 - Aula 01 - Ecologias de Projeto - conceitos norteadores
Temas: distinções entre métodos e processos, ecologias cognitivas, tecnologias da inteligência, ecosofia, ecologia de redes computacionais, ecologia de mídias, sistemas e ecossistemas

24/08/2023 - Aula 02 - Workshop Wikihouse UFES/UVV
Temas: sistema construtivo modular de código aberto - concepção e prototipagem

31/08/2023 - Aula 03 - Os Estudos de Complexidade - implicações para a prática criativa contemporânea
Temas: o pensamento complexo, problemas complexos (pensar e agir), redes complexas, epistemologia e os códigos na arquitetura, demandas da complexidade (adaptar, programar, hibridizar), a inteligência da complexidade

14/09/2023 - Aula 04 - Abertura nos Processos Criativos - na arte, design, arquitetura e urbanismo
Temas: improvisação, a obra-aberta, interatividade, a cultura da espontaneidade, agenciamento coletivo, a demanda pelo híbrido, gambiologia.

21/09/2023 - Aula 05 - Open Design e o universo Maker - compartilhamento e democratização
Temas: Cultura Maker, DIY, DIWO, Wikihouse, metodologias adaptativas, learning-by-doing, Reflexão-em-Ação

28/09/2023 - Aula 06 - Arquitetura Inspirada na Natureza (com Elisa Bomtempo Matos)
Temas: Estruturas aeradas, Biomimética, Design biofílico, Sólidos celulares. Objetivos: Introduzir a ideia de arquitetura inspirada na natureza e sua importância; explorar como elementos naturais podem influenciar o design e a funcionalidade dos espaços construídos; examinar exemplos reais de projetos arquitetônicos que incorporam princípios naturais.

05/10/2023 - Aula 07 - Tecnologias Radicais e a Cidade Digital
Temas: Cidades inteligentes, Tecnopolíticas, Hipermodernidade, Emergência e Auto-organização na cidade, Mundo Codificado, Cidade dos Bits.

19/10/2023 - Aula 08 - Seminário Ecologias de Projeto - discussão e orientação
Temas: aula preparatória para o seminário Ecologias de Projeto com apresentação e discussão das propostas de investigação, material bibliográfico de suporte e formatos de apresentação.

26/10/2023 - Aula 09 - Agenciamento e ativismo construtivo
Temas: Redes de Arquitetura, design emercencial e arquiteturas coletivas, coletivos urbanos, táticas experimentais de recodificação urbana, abrigos temporários, módulos vivenciais, Ken Isaacs, Cameron Sinclair, crise ambiental e humanitária.

09/11/2023 - Aula 10 - Experimentações generativas - Impressão 3d, sólidos e superfícies complexas
Temas: Impressão 3d (protótipos e aplicações em grande escala), modelagem generativa no Grasshopper, Superfícies Paramétricas (Retículas e Tramas), Superfícies Complexas - fatiamento (slicing), Sólidos Complexos - dobraduras (folding), aninhamento (nesting), impressão em 3D e lasercutting

16/11/2023 - Aula 11 - Materiais Inteligentes na arquitetura: a fusão entre tecnologia e design (com Elisa Bomtempo Matos)
Temas: Shape-memory alloys; Vidros eletrocrômicos; Concretos autoreparáveis. Objetivos: Introduzir os conceitos de materiais inteligentes e sua aplicação na arquitetura; explorar exemplos de materiais inteligentes e suas propriedades inovadoras; compreender como esses materiais podem transformar a funcionalidade e estética dos espaços construídos.

30/11/2023 - Aula 12 - Seminário Ecologias de Projeto - apresentação e debate - Parte I
Temas: aula de apresentação dos trabalhos teóricos para o Seminário Ecologias de Projeto

07/12/2023 - Aula 13 - Seminário Ecologias de Projeto - apresentação e debate - Parte I
Temas: aula de apresentação dos trabalhos teóricos para o Seminário Ecologias de Projeto

14/12/2023 - Aula 14 - WorkShop de redação do Artigo/Científico para entrega final da Disciplina

15/12/2023 - Aula 15 - Coffee Break - Encerramento
Temas: Entrega dos trabalhos finais, entrega dos relatórios e discussão.

 

Template com orientações para o desenvolvimento do Trabalho Final: UFES_ECO_ModeloProducao.docx

 

Material extra de consulta: Biomimética - Architettura e Natura
Temas: Morfologias celulares, sistemas bioinspirados, sistemas naturais x sistemas artificiais, inteligências artificiais, sistemas responsivos e interativos, padrões da natureza.


Bibliografia:

. ALLEN, S. Condições de campo. In: SYKES, K. A. (Ed.). O campo ampliado da arquitetura: Antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 242-251.
. ATHIÉ, K.; ROCHA, B. Sentidos que emergem do fenômeno cidades inteligente. São Paulo: Blucher, 2018. p. 434-441. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2018-1405.
. AWAN, N.; SCHNEIDER, T.; TILL, J. Spatial Agency: Other Ways of Doing Architecture. New York: Routledge, 2011.
. BASURAMA. RUS: Proyecto Residuos Urbanos Sólidos. Arquitectura Viva: Colectivos Españoles, n.45, p. 62-65, 2012.
. BENYUS, J. M. Biomimética: Inovação inspirada pela natureza. 1ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.
. COSTA, C. Z. Além das Formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura. São Paulo: Annablume, 2010.
. FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
. FRANCO, F. M. Contrários e complementares. In: ROSA, M. L. (Ed.). Micro Planejamento: Práticas Urbanas Criativas. São Paulo: Ed. de Cultura, 2011. p. 136-140.
. GERSHENFIELD, N. How to make almost everything. The digital fabrication revolution. Foreign Affairs, V.91, n. 6, 2012.
. GREENFIELD, A. Radical Technologies: the design of everyday life. Brooklyn, NY: Verso, 2017.
. GUATTARI, Felix. As três ecologias. São Paulo, Papirus, 2012.
. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
. LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
. LIMA, C. S. de, & ROCHA, B. M. (2020). Open design: compartilhamento e democratização nas práticas de projeto. Gestão & Tecnologia De Projetos, 15(3), 6-18. https://doi.org/10.11606/gtp.v15i3.166815.
. MONTANER, J. M. Do Diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.
. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
. MORIN, E.; MOIGNE, J. L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000
. PARENTE, A. (Ed.) Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 64-79.
. ROCHA, B.M. Cidade e complexidade: reflexões sobre a prática do projeto contemporâneo. Oculum Ensaios, v.1, n.1, p.xx-xx, 2018.
. ROCHA, B. M. Do it yourself e improviso: por uma outra epistemologia da projetação. V!RUS, São Carlos, n. 10, 2015. [online] Disponível em:
<http://www.nomads.usp.br/virus/virus10/?sec=4&item=2&lang=pt>.
. ROCHA, B. M. ; BOLSSONI, G. ; BUSSOLOTI, V. Ecologias de Projeto: métodos e processos em arquitetura digital. In: 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie, 2019, São Paulo. Anais do 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie - Projeto e Processos em Tempos de Transição, 2019.
. ROCHA, B. M. Novos olhares e desafios na epistemologia projetual. Revista Pós. V.23, N.39, São Paulo, FAU/USP, Junho de 2016.
. ROCHA, B.; CELESTINO, R.; SILVA, K.; GALIMBERTI, I. Digital Sunflower: the potential of ecooriented responsivity in the design process, p. 918-923 . In: Congreso SIGraDi 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
. SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2012.
. SPEAKS, M. Inteligência de Projeto. In: SYKES, K. (Ed.). O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2002. p. 156-164.
. THACKARA, John. Into The Open. In: VAN ABEL, B. et al. Open Design Now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam: BIS publishers, 2011. p. 42-45.
. VENTURI, R. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2004.


Conteúdo complementar::

Artigos prof. Bruno Massara

. Rocha, Bruno Massara; Steiner, Ygor Facco; Venancio, Leonardo Valbão; Lauwers, Sara Rodrigues; "A impressão 3d de estruturas sólidas celulares e seu uso na arquitetura / The 3d printing fabrication of cellular solids structures and its use in architecture", p. 878-885 . In: Congreso SIGraDi 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2020-119

. Rocha, Bruno Massara; Celestino, Raquel Souza; Silva, Kiany Ferreira Damascena; Galimberti, Isabella Soares; "Digital Sunflower: the potential of eco-oriented responsivity in the design process", p. 918-923 . In: Congreso SIGraDi 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2020-124

. Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonardo Valbão. "Ambiência e Território em Projetos Emergenciais". In: Anais do VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo ANPARQ 2020, Universidade de Brasília UNB, Salvador, 2020.

. Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonardo Valbão. "Ambiência e Território em Projetos Emergenciais". In: Migliorini, J. M. (org.) Arquitetura e Urbanismo: Patrimônio, Sustentabilidade, Tecnologia 2. Ponta Grossa: Atena Ed., 2021.
ISBN: 978-65-5983-316-0, DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.16021160720

. Lima, C. S. de, & Rocha, B. M. (2020). Open design: compartilhamento e democratização nas práticas de projeto. Gestão & Tecnologia De Projetos15(3), 6-18.
https://doi.org/10.11606/gtp.v15i3.166815

. Rocha, B. M.; Athié, K. S. Critical Mapping of Indicators for Smart Cities Evaluation. In: IOP Conference Series: Earth and Environmental ScienceVolume 503SBE19 Temuco: Urban Planning, Global Problems and Local Policies 16-18 October 2019, Temuco, Chile
doi:10.1088/1755-1315/503/1/012011

. ROCHA, B. M. ; BOLSSONI, G. ; BUSSOLOTI, V. Ecologias de Projeto: métodos e processos em arquitetura digital. In: 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie, 2019, São Paulo. Anais do 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie - Projeto e Processos em Tempos de Transição, 2019.
doi: 10.5935/FAU.20190019

. Rocha, B. M.; Athié, K. S. Aspectos legais e o uso das TICs (tecnologias de COmunicação e Informacão) na cidade de Vitória/ES. In: Anais do II Congresso Internacional Arquitetura & Cidade 2019, Universidade de Vila Velha, 2019.

. ROCHA, B. M.; VENANCIO, l. V. Digital Parametric Energency Oriented Design - Case Study on City of Mariana, MG, Brazil. In: Modern Environmental Science And Engineering. Volume 1, Number 1, January 2018. pp. 283-292
ISSN 2333-2581 DOI:10.15341/mese(2333-2581)/04.05.2019/003

. Massara Rocha, Bruno; Simão de Lima, Camilo; "Open Design: Principles, Interfaces and Values Analysis", p. 1241-1249 . In: São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2018-1451

. Massara Rocha, Bruno; Santo Athié, Katherine; "Sentidos que emergem do fenômeno cidades inteligentes / Emerging senses from Smart Cities phenomenon", p. 434-441 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2018-1405

. Rocha, B. M. (2018). Cidade e complexidade: reflexões sobre a prática do projeto contemporâneo / City and complexity: Reflections on the practice of contemporary design. Oculum Ensaios15(1), 87–98. 2018
https://doi.org/10.24220/2318-0919v15n1a3422

. Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonado Valbão; "Impressão 3D e processo de projeto paramétrico aplicado ao design emergencial", p. 269-274 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2017-043

. Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonado Valbão. Prototipagem digital paramétrica orientada ao design emergencial - o caso do desastre ambiental MG/ES. In: Anais do EURO ELECS 2017, UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2017.

. Rocha, Bruno Massara. Terrítórios: modos de entendê-los e agenciá-los nas metápolis. ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte. ANO 3 - N.6 / agosto de 2016
ISSN 2359-4705

. ROCHA, B. M. Novos olhares e desafios na epistemologia projetual / New perspectives and complex challenges in design epistemology. Revista Pós. V.23, N.39, São Paulo, FAU/USP, Junho de 2016.
ISSN: 1518-9554 (impressa) 2317-2762 (onine)

. ROCHA, B. M. Do it yourself e improviso: por uma outra epistemologia da projetação / Do it Yourself and improvisation: toward another epistemology of Design [online] V!RUS, São Carlos, n. 10, 2015.
ISSN: 2175-974x

. ROCHA, Bruno Massara. Complexidade e improvisação em arquitetura. 2015. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.16.2016.tde-08032016-152801.

. Rocha, Bruno Massara; Margotto, Mario Victor Marques; Malheiros, Victor Nolasco Correa; "Princípios e Protótipos Improvisacionais nas Interfaces entre o Design, a Arquitetura e a Arte Digital", p. 489-492 . In: Proceedings of the XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Knowledge-based Design [Blucher Design Proceedings, v.1, n.7]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sigradi2013-0094

. Massara, Bruno; Bosi, Felipe; Margotto, Mario; Malheiros, Victor. Critical Methods in Computer-Mediated Performance and Phenomenology-Based Systems. In: Proceedings of the 31st International Conference on Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe, eCAADe 2013. TU Delft, 2013.

. MASSARA, Bruno; "Contributions of improvisation techniques to interactive environment design", p. 368-371 . In: Farias, Priscila Lena; Calvera, Anna; Braga, Marcos da Costa & Schincariol, Zuleica (Eds.). Design frontiers: territories, concepts, technologies [ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies]. São Paulo: Blucher, 2012. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-212-0692-7 DOI 10.5151/design-icdhs-081

. Lima, Camilo Simão de; Rocha, Bruno Massara. Hibridação no processo criativo: interfaces gestuais utilizando programaçõ e computação física. In: Anais do XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital - SIGRADI 2011, Sante Fé, Argentina, 2011.


Vídeos Gravados:
. Aula de Introdução - realizada 17/09/2020 no Zoom (online Youtube)

Dúvidas e esclarecimentos > bmassara@gmail.com !


 


 

 

Projetos recentes

Model Girl 1

Sistemas responsivos para produção de energia

Model Girl 2

O Corpo como interface sensível ao ambiente urbano

Model Girl 3

Equipar para ocupar - um projeto experimental para a ativação de espaços públicos

Model Girl 4

CHIP - Centro Híbrido de Integração Popular

Model Girl 5

Prototipagem Digital Paramétrica orientada ao Design Emergencial

Model Girl 6

Leitura Ótica da Arquitetura

Model Girl 7

Arquitecturas Colectivas: a construção participativa do espaço urbano e arquitetônico

Model Girl 8

Projeto 08

1 2 3 4 Next