header image

Ecologias de Projeto: métodos e processos

DISCIPLINA OFERECIDA AOS ALUNOS REGULARES DO MESTRADO E DOUTORADO, ALUNOS DA GRADUAÇÃO E ALUNOS ESPECIAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGAU/UFES).
EDIÇÃO 2024

Atualizado em 22/10/2024

Ementa:

"Estudo de métodos e processos projetuais contemporâneos a partir de um enfoque que leva em consideração a crescente e irreversível informatização e compartilhamento do conhecimento, além da prioridade por ações de caráter ambiental. Análise dos conceitos de rede, complexidade, cooperação, interdependência, reutilização de espaços e objetos, do-it-yourself, sustentabilidade.."

 

Objetivo Geral:

Oferecer um conjunto estruturado de conceitos, referências teóricas e exemplos do que pode ser considerada uma tendência atual do pensamento projetual: a combinação entre a crescente complexidade dos problemas de projeto, a urgência em enfrentar questões ecológicas e sustentáveis, e a necessidade de utilização de técnicas digitais em todas as etapas do projeto como instrumentos de análise e tomada de decisão. A combinação destes três fatores traz grandes desafios relacionados tanto aos métodos de projeto, ou seja, ao modo como é organizado e produzido o conhecimento projetual, quanto aos processos de projeto, isto é, os recursos tecnológicos que os arquitetos utilizam para dar visualidade às suas ideias. Propomos aqui um conjunto de conhecimentos técnicos-científicos relacionados aos estudos de complexidade, aos processos de projeto digital e à geração de conhecimentos por caminhos colaborativos, aos quais denominamos ecologias de projetos. Esta disciplina está estruturada em duas etapas, uma de conteúdo teórico expositivo e outra de experimentação prática em laboratório. Está prevista a utilização de técnicas de concepção de projetos em plataformas digitais paramétricas, generativas e de inteligência artificial, e sua posterior fabricação digital em equipamentos de impressão 3d e corte a laser.

Objetivos Específicos:

. Situar o conceito de ecologia no âmbito dos estudos de complexidade; expor a importância do conceito de complexidade para o pensamento projetual, discutindo as alterações estruturais que vem ocorrendo, remodelando os paradigmas da arquitetura, como por exemplo, a tomada de consciência por um pensamento projetual mais flexível e experimental, que reconhece os limites do pensamento clássico disciplinar por meio de novos métodos de interagir e colaborar;

. Aprofundar os estudos sobre a ecologia a partir de uma abordagem cibernética, que avança sobre o entendimento da relação entre seres vivos e ambiente natural a partir da formação de redes e sistemas artificiais interativos, constituindo uma nova forma de projeto baseado em ecologias cognitivas que, impulsionadas pelas plataformas digitais, geram desdobramentos significativos no pensamento criativo contemporâneo;

. Discutir o conceito de abertura nos processos criativos, analisando iniciativas como o Open Design, o movimento maker, obras de artistas e coletivos independentes, institutos de pesquisa, buscando entender como eles assimilam a circularidade do conhecimento e como aplicam em seus projetos.

. Estudar os fundamentos dos processos de fabricação digital por impressão 3D, corte a laser, e desenvolver projetos experimentais por meio de plataformas paramétricas, generativas e de IA, com o objetivo de gerar soluções criativas para problemas reais e atuais;

. Propor e discutir ações de caráter ambiental na arquitetura, abordando conceitos como a circularidade, sustentabilidade na arquitetura, novas cadeias produtivas, métodos de baixa emissão de carbono, soluções em madeira e materiais ecológicos;

Metodologia:

Módulos de caráter teórico e prático, presenciais, organizados em uma estrutura de aprofundamento gradativo, com suporte didático em plataformas digitais. As aulas teóricas serão realizadas de forma presencial, serão compostas por aulas expositivas, seminários em grupo, leituras orientadas, debates e apresentações de trabalho. As aulas práticas serão realizadas em laboratório e incluirão produção de maquetes, protótipos, sites de internet, diagramas, desenhos técnicos e conceituais, modelos 3D, animações, e incluirão a manipulação de equipamentos de fabricação digital por impressão 3D e corte a laser.

Avaliação:

Os critérios de avaliação da disciplina serão aplicados a todas as produções realizadas pelos alunos no decorrer do semestre, incluindo conteúdo produzido para realização do seminário teórico e conteúdo produzido para a parte prática. Os critérios serão os seguintes:

1) Conteúdo e fundamentação teórica: profundidade e atualização das informações, entendimento e aplicação dos conceitos, capacidade de análise e síntese, utilização correta da terminologia científica, adequação da bibliografia, capacidade de tecer relações entre os temas;

2) Estruturação do trabalho: sequência lógica, coerência, identificação e posicionamento do problema enfrentado, relevância, contextualização; coerência no uso de argumentos, uso de metodologia adequada, análise dos resultados, formulação de conclusões;

3) Apresentação: estratégias de comunicação, correção e clareza na linguagem, uso adequado de recursos gráficos, diversidade de recursos para transmissão das ideias, informações, exposição do trabalho.

 

Cronograma:

. 24/10/2024 - Aula 01
. Ecologias de Projeto - conceitos norteadores
Temas: distinções entre métodos e processos, ecologias cognitivas, tecnologias da inteligência, ecosofia, ecologia de redes computacionais, ecologia de mídias, sistemas e ecossistemas
Material complementar: Ecologias de Projeto (vídeo), Ecologias da Mente por Gregory Bateson (vídeo), Piseagrama
. Os Estudos de Complexidade - implicações para a prática criativa contemporânea
Temas: pensamento da complexidade, problemas complexos, a codificação do conhecimento, códigos na arquitetura, demandas da complexidade (adaptar, programar, hibridizar), a inteligência da complexidade.
Material Complementar: Visual Complexity, Moebio Labs - Santiago Ortiz, Barabasi,
Apresentação do Exercício Prático: Eco-Design

. 31/10/2024 - Aula 02
Abertura nos Processos Criativos - na arte, design, arquitetura e urbanismo
Temas: O conceito de abertura nas práticas criativas (níveis de abertura), a obra-aberta, interatividade, a cultura da espontaneidade, o conceito de híbrido nas práticas criativas (reapropriação, adaptação, integração).
Open Design e Redes de Arquitetura - compartilhamento e democratização

Temas: O universo maker e a cultura contemporânea de projeto, DIY, DIWO, learning-by-doing, reflexão-em-ação, o conceito de Open Design, produção por pares, metodologias/epistemologias abertas, improvisação, hacking the city.
Material complementar: Sistema Wikihouse (vídeo), Wikihouse Sr. Manoel (video), Wikihouse pelo Prof. Augusto Alvarenga (UFES) (Vídeo)

. 07/11/2024 - Aula 03
Agenciamento e ativismo construtivo
Temas: O agenciamento do espaço, coletivos de arquitetura, táticas de ativação espacial.

.14/11/2024 - Aula 04
Economia Circular – do vernáculo ao contemporâneo (insert PPTX)
Temas: sustentabilidade x resiliência, construção sustentável, materiais reciclados, reutilização de recursos e resíduos, princípios ecológicos vernaculares, ciclo de vida.
Impressão 3d em grande escala – conceitos, protótipos e aplicações
Temas: modelagem generativa no Grasshopper

. 21/11/2024 - Aula 05
Seminário de FASE 1:  Eco-Design – Definir + Coletar + Classificar

. 28/11/2024 - XV Seminário do PPGAU

. 05/12/2024 - II Jornada Internacional de Construção Sustentável

. 12/12/2024 - Aula 06
Biomimética - Architettura e Natura e Morfologias celulares
Temas: sistemas bioinspirados, sistemas naturais x sistemas artificiais, inteligências artificiais, sistemas responsivos e interativos, padrões da natureza. Estruturas aeradas, Biomimética, Design biofílico, Sólidos celulares.
Material complementar: Girassol Digital (vídeo), Impressão 3d de formas da natureza (vídeo)
Sistemas de Construcción Ligera Bioinspirados: aplicaciones para impresión 3D y corte por láser
Temas: Demandas ecológicas, conceitos de inovação, inteligências de projeto bioinspirado
(vídeo: https://www.cyted.org/conteudo.php?idevento=5405&id_rede=504)

. 19/12/2024 - Aula 07
Experimentações generativas - Superfícies Paramétricas, Superfícies Complexas, Sólidos Complexos
Temas: (Retículas e Tramas), modelagem generativa no Grasshopper, processos de fatiamento (slicing), dobraduras (folding), aninhamento (nesting), impressão em 3D e lasercutting
Material Complementar: Processos paramétricos - inclui tutorial voronoi (Vídeo)
Inteligência Artificial e seus usos na arquitetura
Temas: (text to video AI)

. 23/01/2025 - Aula 08
Seminário de FASE 2:  Eco-Design – Propor + Modelar

. 30/01/2025 - Aula 09
Aula Expositiva: Temática a definir (convidado)
Temas: a definir

. 06/02/2025 - Aula 10
Workshop FabLab - desenvolvimento das propostas
Temas: orientação do projeto e das técnicas de modelagem e fabricação digital em laboratório.

. 13/02/2025 - Aula 11
Aula Expositiva: Temática a definir (convidado)  
Temas: a definir

. 20/02/2025 - Aula 12
Workshop FabLab - desenvolvimento das propostas
Temas: orientação do projeto e das técnicas de modelagem e fabricação digital em laboratório.

. 27/02/2025 - Aula 13
Seminário de ETAPA 3:  Eco-Design – analisar + comunicar

. 13/03/2025 - Aula 14
Workshop FabLab - desenvolvimento das propostas
Temas: orientação do projeto e das técnicas de modelagem e fabricação digital em laboratório.

. 20/03/2025 - Aula 15
Apresentação e encerramento
Temas: apresentação dos trabalhos finais, entrega da documentação e discussão final.


Link para baixar as informações sobre o exercício prático: UFES_ECO_Trabalho2024


Bibliografia:

. ALLEN, S. Condições de campo. In: SYKES, K. A. (Ed.). O campo ampliado da arquitetura: Antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 242-251.
. ATHIÉ, K.; ROCHA, B. Sentidos que emergem do fenômeno cidades inteligente. São Paulo: Blucher, 2018. p. 434-441. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2018-1405.
. AWAN, N.; SCHNEIDER, T.; TILL, J. Spatial Agency: Other Ways of Doing Architecture. New York: Routledge, 2011.
. BASURAMA. RUS: Proyecto Residuos Urbanos Sólidos. Arquitectura Viva: Colectivos Españoles, n.45, p. 62-65, 2012.
. BENYUS, J. M. Biomimética: Inovação inspirada pela natureza. 1ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.
. COSTA, C. Z. Além das Formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura. São Paulo: Annablume, 2010.
. FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
. FRANCO, F. M. Contrários e complementares. In: ROSA, M. L. (Ed.). Micro Planejamento: Práticas Urbanas Criativas. São Paulo: Ed. de Cultura, 2011. p. 136-140.
. GERSHENFIELD, N. How to make almost everything. The digital fabrication revolution. Foreign Affairs, V.91, n. 6, 2012.
. GREENFIELD, A. Radical Technologies: the design of everyday life. Brooklyn, NY: Verso, 2017.
. GUATTARI, Felix. As três ecologias. São Paulo, Papirus, 2012.
. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
. LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
. LIMA, C. S. de, & ROCHA, B. M. (2020). Open design: compartilhamento e democratização nas práticas de projeto. Gestão & Tecnologia De Projetos, 15(3), 6-18. https://doi.org/10.11606/gtp.v15i3.166815.
. MONTANER, J. M. Do Diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.
. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
. MORIN, E.; MOIGNE, J. L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000
. PARENTE, A. (Ed.) Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 64-79.
. ROCHA, B.M. Cidade e complexidade: reflexões sobre a prática do projeto contemporâneo. Oculum Ensaios, v.1, n.1, p.xx-xx, 2018.
. ROCHA, B. M. Do it yourself e improviso: por uma outra epistemologia da projetação. V!RUS, São Carlos, n. 10, 2015. [online] Disponível em:
<http://www.nomads.usp.br/virus/virus10/?sec=4&item=2&lang=pt>.
. ROCHA, B. M. ; BOLSSONI, G. ; BUSSOLOTI, V. Ecologias de Projeto: métodos e processos em arquitetura digital. In: 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie, 2019, São Paulo. Anais do 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie - Projeto e Processos em Tempos de Transição, 2019.
. ROCHA, B. M. Novos olhares e desafios na epistemologia projetual. Revista Pós. V.23, N.39, São Paulo, FAU/USP, Junho de 2016.
. ROCHA, B.; CELESTINO, R.; SILVA, K.; GALIMBERTI, I. Digital Sunflower: the potential of ecooriented responsivity in the design process, p. 918-923 . In: Congreso SIGraDi 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
. SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2012.
. SPEAKS, M. Inteligência de Projeto. In: SYKES, K. (Ed.). O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2002. p. 156-164.
. THACKARA, John. Into The Open. In: VAN ABEL, B. et al. Open Design Now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam: BIS publishers, 2011. p. 42-45.
. VENTURI, R. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2004.



Vídeos Gravados:
. Aula de Introdução - realizada 17/09/2020 no Zoom (online Youtube)

Dúvidas e esclarecimentos > bmassara@gmail.com !


 


 

 

Projetos recentes

Model Girl 1

Sistemas responsivos para produção de energia

Model Girl 2

O Corpo como interface sensível ao ambiente urbano

Model Girl 3

Equipar para ocupar - um projeto experimental para a ativação de espaços públicos

Model Girl 4

CHIP - Centro Híbrido de Integração Popular

Model Girl 5

Prototipagem Digital Paramétrica orientada ao Design Emergencial

Model Girl 6

Leitura Ótica da Arquitetura

Model Girl 7

Arquitecturas Colectivas: a construção participativa do espaço urbano e arquitetônico

Model Girl 8

Projeto 08

1 2 3 4 Next